CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Para que entrar nesse universo da literatura infantil?



  Além de ser um momento prazeroso e interativo entre quem conta e quem ouve, narrar histórias para as crianças envolve fábulas, contos e lendas baseadas no repertório de mitos da sociedade.


  O adulto, ao contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural.

  Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância.

  Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.


  Prioritariamente, contar histórias é uma forma de entretenimento. Mas, mais do que isso, o conteúdo das histórias faz parte da formação do caráter da criança.


  Além de ser uma das melhores maneiras de ajudar os pequenos a lidarem com as descobertas e transformações, pelas quais todos nós passamos quando estamos crescendo e conhecendo o mundo que nos cerca.

  Ao ouvir um conto, uma fábula ou uma lenda, a criança vivencia o imaginário e, ao mesmo tempo, se vê na ação dos personagens, colaborando para a construção da ética e da cidadania.


(Retirado de: arvoredelivros.com.br)




















Nenhum comentário:

Postar um comentário