PLANO DE TRABALHO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Contamos com uma sala com 17 computadores onde os alunos são organizados em duplas, é utilizado
semanalmente pelas turmas, com planejamento prévio do professor que atrela os conteúdos à utilização de recursos
tecnológicos presentes na cultura digital favorecendo e contribuindo para as aprendizagens dos alunos.
Temos a Professora de Apoio aos Projetos Pedagógicos que auxilia os professores e alunos na utilização desses recursos, além de desenvolver projetos (em anexo) junto à comunidade, funcionários, monitoria entre alunos e uso dos Netbooks.
A PAPP (Professora de Apoio aos Projetos Pedagógicos) juntamente com a equipe da escola será responsável em desenvolver as seguintes ações na Unidade Escolar:
Temos a Professora de Apoio aos Projetos Pedagógicos que auxilia os professores e alunos na utilização desses recursos, além de desenvolver projetos (em anexo) junto à comunidade, funcionários, monitoria entre alunos e uso dos Netbooks.
A PAPP (Professora de Apoio aos Projetos Pedagógicos) juntamente com a equipe da escola será responsável em desenvolver as seguintes ações na Unidade Escolar:
DIRETRIZES PARA O USO
Novas tecnologias na escola para quê?
Justificativa: necessidade de democratização do conhecimento e das práticas sociais presente na Cultura
Digital do século XXI
Objetivo: promover mudanças nas ações pedagógicas com os usos das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDICs) no Currículo Escolar a fim de contribuir para uma Educação de qualidade.
Etapas do processo: reflexão sobre as práticas pedagógicas existentes nas escolas tendo em vista a revisão de
metodologia de ensino, criação de novas rotinas de trabalho visando à mudança no uso dos espaços e tempos
escolares.
Avaliação Processual
Processo de ação e reflexão do Professor considerando a análise e adequação permanente para se fazer um
uso apropriado dos recursos tecnológicos aos objetivos pedagógicos.
Avaliação dos alunos em relação à contribuição das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)
para suas aprendizagens.
Avaliação da equipe escolar em relação aos objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico considerando os
Indicadores de Qualidade da Educação.
Onde usar os Recursos Digitais na Escola?
Laboratório
Sala de aula
Biblioteca
Outros espaços
DIRETRIZES PARA O TRABALHO
Objetivos:
Garantir o atendimento semanal nos laboratórios e o uso dos netbooks educacionais para todos os alunos da
escola e professores.
Propiciar ações formativas aos educadores de todas as modalidades da Rede, a fim de promover a autonomia
do professor para fazer uso pedagógico das mídias digitais como recursos para o desenvolvimento de projetos e demais
atividades das diferentes áreas de conhecimento, garantindo a articulação com o Projeto Político Pedagógico da escola.
PLANO ANUAL
Assim como o planejamento digital dos professores do ensino regular, artes e ed. física, o laboratório de
informática estruturou o seu dividido em modalidades:
Atividades permanentes
- Aprendizagem criativa
- Aprendizagem criativa MAKER : inclusão
- Semana da tecnologia
- OBA - Olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica
Projetos Didáticos
- Monitoria - Netbooks Educacionais
- Monitoria - Aprendizagem Criativa
A nossa escola organiza em parceria com os professores das salas de aula os horários para uso do Laboratório
de Informática e dos Netbooks Educacionais, assim como define juntamente com os alunos as regras para uso adequado
dos equipamentos, respeitando as diretrizes para o trabalho e garantindo o acesso a todos os alunos e comunidade
escolar.
Todas as atividades são planejadas antecipadamente pelo professor da sala, que tem o apoio da Professora de
Apoio aos Projetos Pedagógicos (PAPP) no momento de colocar a atividade em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário