PERFIL

PLANO DE TRABALHO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 

  Contamos com uma sala com 17 computadores onde os alunos são organizados em duplas, é utilizado semanalmente pelas turmas, com planejamento prévio do professor que atrela os conteúdos à utilização de recursos tecnológicos presentes na cultura digital favorecendo e contribuindo para as aprendizagens dos alunos. 

  Temos a Professora de Apoio aos Projetos Pedagógicos que auxilia os professores e alunos na utilização desses recursos, além de desenvolver projetos (em anexo) junto à comunidade, funcionários, monitoria entre alunos e uso dos Netbooks. 

  A PAPP (Professora de Apoio aos Projetos Pedagógicos) juntamente com a equipe da escola será responsável em desenvolver as seguintes ações na Unidade Escolar:



DIRETRIZES PARA O USO 

Novas tecnologias na escola para quê? 

Justificativa: necessidade de democratização do conhecimento e das práticas sociais presente na Cultura Digital do século XXI 

Objetivo: promover mudanças nas ações pedagógicas com os usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Currículo Escolar a fim de contribuir para uma Educação de qualidade. 

Etapas do processo: reflexão sobre as práticas pedagógicas existentes nas escolas tendo em vista a revisão de metodologia de ensino, criação de novas rotinas de trabalho visando à mudança no uso dos espaços e tempos escolares. 

Avaliação Processual 

  Processo de ação e reflexão do Professor considerando a análise e adequação permanente para se fazer um uso apropriado dos recursos tecnológicos aos objetivos pedagógicos. Avaliação dos alunos em relação à contribuição das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para suas aprendizagens. Avaliação da equipe escolar em relação aos objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico considerando os Indicadores de Qualidade da Educação. 

Onde usar os Recursos Digitais na Escola? 

 Laboratório 
 Sala de aula
 Biblioteca 
 Outros espaços 

DIRETRIZES PARA O TRABALHO 

  Objetivos: Garantir o atendimento semanal nos laboratórios e o uso dos netbooks educacionais para todos os alunos da escola e professores. Propiciar ações formativas aos educadores de todas as modalidades da Rede, a fim de promover a autonomia do professor para fazer uso pedagógico das mídias digitais como recursos para o desenvolvimento de projetos e demais atividades das diferentes áreas de conhecimento, garantindo a articulação com o Projeto Político Pedagógico da escola.

PLANO ANUAL

Assim como o planejamento digital dos professores do ensino regular, artes e ed. física, o laboratório de informática estruturou o seu dividido em modalidades: 

 Atividades permanentes 
  1. Aprendizagem criativa
  2. Aprendizagem criativa MAKER : inclusão
  3. Semana da tecnologia
  4. OBA - Olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica


 Projetos Didáticos 
  1. Monitoria - Netbooks Educacionais
  2. Monitoria - Aprendizagem Criativa



ATENDIMENTOS NOS LABORATÓRIOS E USO DOS NETBOOKS EDUCACIONAIS: 

   A nossa escola organiza em parceria com os professores das salas de aula os horários para uso do Laboratório de Informática e dos Netbooks Educacionais, assim como define juntamente com os alunos as regras para uso adequado dos equipamentos, respeitando as diretrizes para o trabalho e garantindo o acesso a todos os alunos e comunidade escolar. Todas as atividades são planejadas antecipadamente pelo professor da sala, que tem o apoio da Professora de Apoio aos Projetos Pedagógicos (PAPP) no momento de colocar a atividade em prática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário